domingo, setembro 29, 2002

- Arqueologia de Domingo: Mestre do Kung-Fu escrito pelo Grant Morrison e desenhado pelo Steve Yowell (pág. 1, pág. 2, pág. 3, pág. 4, pág. 5). Isso saiu - se não me engano - na revista Action Force, os G.I. Joe da Inglaterra, no começo dos anos 80. Os caras tramparam pra Marvel muito antes do que a gente imagina.

- O Rodolfo atualizou o Aoristo com mais contos e disponibizou os outros pra baixar e imprimir. Se quiser receber a versão já no papel é só escrever pra ele: aoristo@terra.com.br.

sábado, setembro 28, 2002

- Saiu o álbum Front #11, sobre o tema "violência" - editado pelo Kipper e elaborado através de uma lista de discussão na internet. Esta edição tem projeto gráfico novo: menor, com menos páginas e mais barato. Além de nomes como Mutarelli e Pavanelli (numa HQ muito boa), entre as novas figuras. Você pode comprar nas livrarias. Mais informações aqui.

O carioca André Diniz é um “gente que faz” das histórias em quadrinhos brasileiras. Uma vez encontrei com ele numa pequena convenção em São Paulo, tomando conta do estande de sua editora, de onde saí com um álbum debaixo do braço. Não lembro de ter visto ele sair pra ir ao banheiro. Os álbuns expostos não faziam feio perto dos estandes de grandes editoras e a grande maioria era de autoria própria. Já havia trocado uns e-mails com ele, mas aquele dia confirmou minha impressão de que ali estava um cara que lutava sua luta sozinho. André era um redator de livros de informática e há dois anos criou a Nona Arte - uma editora para lançar o próprio trabalho.



Clique pra ler entrevista que fiz com ele pro site da revista Pl4y.

sexta-feira, setembro 27, 2002

Putos.

terça-feira, setembro 24, 2002

- Materinha que escrevi pra Som Livre sobre o livro Confissões de Hackers Adolescentes, com declarações do Marcelo Barbão, editor da revista Geek.


JP, um dos hackers mais famosos do Mundo.

- Quase todo dia recebo um email da newsletter Bad Signal, do escritor Warren Ellis, um mestre moderno da auto-promoção. Originalmente era pra ele soltar duas vezes por semana no máximo, mas vem a toda hora, em algumas ocasiões duas vezes no mesmo dia quando ele precisa fazer algum anúncio. É muito interessante pra quem se interessa não só por HQ mas também por Cultura Popular, Ciência em geral e funciona como um blog de trabalho. Desde que assino o info (quando tinha outro nome) vou lendo e arquivando aqui. No de hoje ele fala sobre as flores que recebeu da equipe editorial da DC/Vertigo pelo fim do gibi Transmetropolitan, que começou a sair no Brasil regularmente agora.

Além das flores recebeu um cartão do pessoal, uma carta do Presidente da editora, Paul Levitz, e sua cota de exemplares do #60, a última edição. Lembro que não faz muito tempo o Ellis havia mandado uma Bad Signal dizendo que tinha acabado de escrever o roteiro desta edição final. Abri meu arquivo e vi que isso foi em Junho. Porra, só três meses entre o roteiro estar pronto e a revista nas lojas (depois de passar pelas mãos do editor várias vezes, e do desenhista, finalista, colorista, letrista). Tudo bem que é uma revista bem sucedida numa das maiores editoras do mundo - que trabalha em esquema industrial etc. Mas realmente o mercado de HQ lá é muito diferente do nosso. Só. Três. Meses.

segunda-feira, setembro 23, 2002

- Vai se fuder, Grant Morrison, seu traveco escocês do caralho! Eu preciso trabalhar e você fica aí atualizando sua coluna com diário de viagem...



Imagens maiores no link

VEJA: Seu escritor favorito vestido de mulher e cheirando bicarbonato de sódio!

LEIA: Um diário de viagem engraçado e informativo na companhia da Emma Frost em carne e osso!

OUÇA: Uma mãe chorar ao ver o filho se tornar um vegetal após ler
givis da CrossGen!

FALE: Com o figura.É só escrever um email que ele responde na seção de cartas!

SAIBA: Quem é o desenhista de Marvel Boy 2 e quais os seus novos projetos!

SINTA: O poder do mais novo gibi da Marvel: ULTIMATE AFGHANISTAN!

domingo, setembro 22, 2002

- Entrou no ar esses dias o site-portifólio do ilustrador Jean Okada, que participa da equipe da animação Time Master, dirigida pelo Ricardo Giassetti, colaborador do Escritório. No meio dos desenhos do Jean tem páginas de HQ, ilustração e animação de projetos que fez comigo e (ainda) não decolaram.

- Pedro Andrade, modelo brasileiro, se mandou pros EUA e acabou no papel principal no filme Ou Lady of Sorrow, o novo do David Lynch. Bateu Matt Damon e afins. "Só" precisou estudar por conta no Actor's Studio, montar duas peças (nas quais atuou) e fazer mais de 10 testes - que incluíram usar óculos de lente cinza e ficar com uma luz na cara por quase 20 minutos sem se mexer. No filme ele contracena com a velhinha do Titanic e cadáveres (reais) de sete mulheres. Moleque "de sorte".

- O que você tá fazendo aí? Todas as notícias interessantes estão no blog da Flávia.

sábado, setembro 21, 2002

- Seriam todos os livros de ficção escritos na primeira pessoa diários distorcidos? Os Queens of Stone Age me respondem ao fundo, num clipe bem legal: No One Knows.

Seja você uma pessoa moderna e use sua TV como oráculo.

O Brasil vai lançar foguetiiiiii
Cuba também vai lançaaaaaaaar
Lança Cuba, Lançaaaaaa
Quero ver Cuba lançaaaaaaaar

- Uma e meia da manhã. Você sabe onde seu bom senso está?

quinta-feira, setembro 19, 2002

- Mal funcionamento.

-Depois que comecei a usar Giovanna GV Power Visitator os acessos ao meu blog aumentaram em 1000%. E pior que é verdade.

quarta-feira, setembro 18, 2002

É neste estado em que a Indústra de Quadrinhos vai ficar em 2005, diz o Velho Bastardo (aproveite que o fórum dele só dura mais duas semanas).


2005: I used to be Kurt Busiek.

- Então, sabe isso aqui? Você vai ter de comprar. É uma das coisas mais engraçadas, sem brincadeira.

Depois falo mais a respeito, porque é um causo gozado.

terça-feira, setembro 17, 2002

Os 10 atores-mirins que desapareceram

- Terceira seção de body modification do mês.

Ouvindo a: Brujeria, cabrones.

Pára-quedas permite saltar de edifícios em chamas

Uma vez um pára-quedista me falou dessa idéia; achei estranha, mas não o suficiente pra que não fosse feita. Onze de Setembro está gerando mais grana do que a gente pensa.

Cientistas descobrem planeta similar a Júpiter

Por mais que eu tenha achado a situação da festa GioVanna hilária, os caras que fizeram isso são uns escrotos e têm de ser processados por danos morais. Esse é o tipo de comportamento machista de faculdades americanas que incorporaram aqui.

Aposto que os caras que foram reconhecidos nas fotos ficaram com fama de 'comedores' e as meninas de 'vagabundas'. É uma merda isso. E já rola um boato de que tem tudo isso em vídeo por aí.

domingo, setembro 15, 2002

Não resisti: a melhor foto da tal festa da GV (que teve seu momento 'sorority' publicado na net):



Devia ter uma foto dela no puff do amor.

sábado, setembro 14, 2002

Não, eu não vou colocar aqui alô galera de caubói nem fotos da festa FVG Giovanna pra aumentar as visitas.

sexta-feira, setembro 13, 2002

O jornalista José Chrispiniano acompanhou em 2000 os protestos contra a reunião do FMI com o Banco Mundial em Praga (foto) e fez em Guerrilha Surreal um registro empolgante do que viu. Leia aqui a entrevista que fiz com ele. Muito bom pra entender as relações econômicas entre os países, incluindo aí o modus operandi do überagiota FMI. E compre o livro, que é muito bom.

Meio dividido quanto ao filme CIDADE DE DEUS. Quase do mesmo jeito de quando saí de CÃES DE ALUGUEL, mas parece que não. O filme é muito bom: roteiro ok, os atores amadores se saindo muito bem no geral, fotografia e som ótimos. A recriação do Rio dos anos 60 e 70 foi muito bem feita - ainda que eu ache que tenham esquecido de cabelões e costeletas para os ricos também.


Não acho que a história teria obrigação de mostrar como a droga chega no Brasil ou como o Rio funciona num contexto maior, como disseram alguns críticos; assim cairia numa pregação meio pentelha na linha do CRONICAMENTE INVIÁVEL. Nem me refiro ao retrato da violência em si, cujo registro varia entre a secura do Realismo crítico e a exaltação da beleza gráfica de armas disparando e sangue escorrendo. O que me pegou foi que em vários momentos senti que estava assistindo a uma adaptação do programa HERMES e RENATO dirigida pelo Guy Ritchie. Que parece ser ídolo pra alguns publicitários.

Crasse A:

quinta-feira, setembro 12, 2002

Onde você estava em 11/09/01?


Eu estava em São Paulo chegando pra minha entrevista na SomLivre.com. Até entrar na redação imaginei que o povo aglomerado em volta da TV em alguns pontos era pra ver notícias sobre o assassinato do prefeito de Campinas naquela madrugada. Alguma coisa cabeluda devia ter acontecido. Na TV da redação que vi aquele absurdo todo. Mais uma vez a realidade ficava mais estranha que a ficção. "Vai foder tudo".


E fodeu. Escrevi quatro parágrafos longos dando minha visão política do negócio mas resolvi apagar. Estou grudado no documentário dos irmãos franceses na TV. E Steven Grant disse melhor na sua coluna. Os safados sabiam desde o começo.

É como diz outro cara das HQs, o fazedor de slogans Brian Wood:

LIES LIBERATE, TRUTH ENSLAVES

quarta-feira, setembro 11, 2002

Tio Ellis agora tem blog. Mais um depósito de idéias pra referência futura que outra coisa. Agora, isso sim que é blog (leia isso em mais de um sentido). Parte dele vai ser colecionada aqui:

Legal ver um autor ajudando a criar a programação visual de sua linha de publicações. Quando o cara é esperto uma capa dessas salta aos olhos.

terça-feira, setembro 10, 2002

Saiu hoje na Tribuna, jornal local, uma matéria sobre blogs com declarações minhas e da Flávia. A Gaia juntou algumas coisas que escrevi num parágrafo meio confuso. No original era assim:

Você acha que as pessoas que têm blogs são exibicionistas?


Não necessariamente, depende da pessoa. Não falo da minha vida pessoal com detalhes no blog e nem todas as pessoas usam blog pra fazer diário. Mas quem o faz às vezes não quer se exibir, apenas desabafar sobre algum assunto. O problema é que weblog normalmente pode ser lido por qualquer pessoa, então quem escreve deve escolher o quanto de sua vida vai expor pra não se atrapalhar depois. Mas se alguém fala de toda sua vida com muitos detalhes, não tem problemas com isso - e está contente - tem mais é que continuar.

E no Correio Brasiliense também saiu matéria sobre o assunto com uns toques da Frá.

Maldito Robins Williams. Me fez chorar num num filme de robô. Mal posso esperar pra te ver matando gente.

Jerry Lewis volta pra casa depois de passar mal em apresentação. Diz que os remédios contra infecção pulmonar deixaram a cara dele parecida com uma mistura de Dizzie Gilespie e William Shatner. Mais fotos aqui. Foi a coisa me que mais me assustou no último Fantástico.

sexta-feira, setembro 06, 2002

Está no ar uma matériazinha que fiz sobre "livros bandidos". E uma entrevista pequena, mas bem interessante, com Julio Ludemir, autor de "No Coração do Comando". O livro romanceia a história de amor - ocorrida num complexo presidiário do Rio de Janeiro - entre um membro do Comando Vermelho e uma parente de chefão do Terceiro Comando. O livro é bom e no papo o cara falou umas coisas sobre o tal "poder paralelo" que não tenho visto por aí. Pra quem ficar curioso neste link dá pra ler a matéria feita pelo Julio pro No.com.br e que originou o livro.

Olha a resenha maior que fiz de O Ponto de Desequilíbrio pra seção "Assino Embaixo" SomLivre.com; um dos livros mais legais que li recentemente. Adivinha qual o assunto dele? Engenharia memética na prática. Íu rricumêndou.

A Flávia voltou ao ritmo das atualizações do Assessorindie, seu informativo de música independente. Pra assinar é só mandar um email em branco para assessorindie-subscribe@yahoogrupos.com.br. Imprima e deixe à mão pra saber onde tem som legal pra se ouvir em qualquer parte do país.

Atualizei o Máquina de Ossos do Abs Moraes com um conto e dois roteiros da série 'Prefixo Super'. Aqui você pode ler uma pequena homenagem que ele fez ao desenhista Flávio Colin, falecido recentemente.

Ouvindo a Snake River Conspiracy - Lovesong, enquanto uma chuva de granizo cai lá fora.

"Política é mão na bosta, político carece de ter nariz de ferro e estômago de avestruz" - Um Cavalheiro de Antigamente , de Autran Dourado.

quinta-feira, setembro 05, 2002

Toque do Rodolfo sobre um site que imaginava nem existir mais:

The "Kill Your Boyfriend" Random Quote Generator (O Gerador de Citações Aleatórias de "Mate Seu Namorado", talvez o mais recente e menos lido gibi sobre rebeldia "adolescente".)

Do dia: "All your talk about anarchy and insurrection! All you ever do is try to shock old people and the middle classes. Christ! Anybody can do that. Real people don't care about your idiotic 'art'."

Ééé, dá sim pra usar como oráculo pra decisões importantes.

quarta-feira, setembro 04, 2002

A notícia mais importante do Mundo.

Tsc:

Bispo morto há 30 anos estaria em foto de acidente no Acre.


Detalhe da foto mostra o que seria a imagem do bispo Dom Giocondo

O brasileiro Mike Deodato é o novo desenhista do Hulk. Algo me diz que se o cara ficar no barco até o ano que vem (quando estrear o filme) vai se dar melhor do que se estivesse fazendo Homem-Aranha.

terça-feira, setembro 03, 2002

Tinha que ser ele:

Chaves faz Chiquinha sofrer enfarto.

segunda-feira, setembro 02, 2002

Aviões invadem espaço aéreo próximo ao rancho de Bush.

Se você escreve com vontade, acontece. IdeaSpace? Não sei; enquanto isso vou escrever que fiquei rico.

'No momento em que escrevo essa coluna, o Blogger.com.br mandou o seguinte comunicado para seus usuários: "Todos os usuários que possuem blogs no Blogger.com terão seus registros automaticamente transferidos para o Blogger.com.br. A medida foi tomada para diminuir a quantidade de acessos do Blogger.com que está prejudicando usuários de outros países". Me pergunto: como os blogueiros brasileiros vão reagir a esta imposição.'

Quem pergunta é Cid Andrade, do JB.

Google! DayPop! All The Web! This is my new blogchalk:
Hector 26/30. Brazil, Santos, -SP, Portuguese, English.

- BIZARR0 > principal "Entretanto em Nova Iorque um edifício gigante é arrasado, e com ele desaparece o mundo de John. De um momento para o outro, a tragédia acontece e não há ninguém quem poderia se juntar para tentar entender, conversar, abraçar, chorar, beijar, foder. EU SOU O WORLD TRADE CENTER (na seção "Prosa") é o segundo conto de Hector Lima para o Bizarro Digi&Tal."

domingo, setembro 01, 2002

- O período de 21/07 a 31/08 está na página antiga de arquivos do blog. Ela vai ficar aí e as novas entradas ficam arquivadas pelo Blogger aqui, como você pode ver aí em cima. O último post da versão antiga do blog pouca gente viu. Tchau, blog laranja; a gente mal te conhecia.

- Então: são 5h30 e por hora já deu. Esse é o último teste do template, pelo menos até eu acordar. Só queria saber se toda vez que eu atualizar os links aí de cima vou precisar fazer upload da página atualizada pro meu servidor. Mas consegui me entender com essa coisa e isso já é muito. Vá ler o blog da Flávia que é divertido e volte mais tarde.

- Situação (o negrito funciona?): barriga roncando, olhos fechando, atenção fraquejando. E os espaços entre os posts, e os malditos espaços entre os posts?

- Hector com fome. Hector não agüenta mais br, fechar, excluir, upload, ok, save template, publish, post. O itálico funciona (?).

- Ao fundo: refilmagem d' "A Bolha Assassina".

- Umidade do ar: 200%.

- Eu sou o homem de 64 dentes. Tenha medo.

- Superchubiduba.

- Ok, o que falta agora?

Venham, venham ver a aberração! Ele testa um blog em público!

Mais uma vez, com emoção.

Teste. Não acredito que essa budega esteja funcionando. E sem querer ainda por cima.